segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Já se escreveu tanto sobre Paris

Gosto de outras cidades em França.

Adoro o vinho, o bom prato, a praia, o rio, os cafés, o brunch, os croissants e a vida de Bordéus que preenche e enche. As mães grávidas. As crianças que não param de nascer. A vinha.

Francês que é francês gosta de Bordéus. Tem uma tia em Bordéus. Passa férias em Bordéus ou tem casa na Grande dune du Pilat, perto de Bordéus. Tem cinco ou seis irmãos e château de Verão.

Francês que é francês atraca o barco em Arcachon. Não há de lhe faltar a Marinière guardada na boulle commode, que herdou da avó que era prima em décimo sétimo grau de Louis XIV. Francês que é francês come croissant ao pequeno almoço. Avec compote de pommes.

Gosto de Saint Trópez, mas não suporto os excessos. Gosto das construções medievais de Carcassone; do templo de Nîmes; das praças cor de tijolo de Toulouse.

Gosto da Catedral, dos Mercados de Natal, das pontes e do rio que serpenteia a disputada Strasbourg. No fundo, gosto de toda a Alsácia e das suas cegonhas.

Gosto de Marseille, mas não muito. Sim, adoro a Côte d'Azur e a Vallée de la Loire. E Paris? Adoro Paris. O Sacré Coeur.

Aprecio a imprensa francesa, o Le Monde, o Le Figaro. Gosto da cultura do bege, do copo na mão, dos trejeitos que irritam, do espírito de aventura de alguns franceses.

Gosto de França.

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial