terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Wien, a cidade imperial erguida para ser vista

Foram poucas horas mas as suficientes para ficar rendido. Saímos de Budapeste às 7h10, de comboio, em direção a Viena para um dia na capital austríaca.
A viagem passou num instante. Quando estamos fora do país de origem tudo corre num ápice. A ligação demorou 02h50 minutos e às 10h00 estávamos a entrar em Wien Meidling e não em Wien Westbahnhof - lido em alemão e não em português como faria a Ana Rita de Almeida Carvalho. Um problema pontual relacionado com manutenção.
Comprámos o bilhete de transportes para o dia inteiro, que mal utilizámos - 5,70€ - e fomos até à estação de U-Bahn Schönbrunn para visitar o Schönbrunn Schloss, o Palácio da Princesa Sissi. Wow. Um visita feita com recurso a Audio Guide que valeu a pena. Nada cansativa, alimenta-nos o coração, a alma e o pensamento.
Em frente ao palácio, um Weihnachtsmarkt apetecível. Decoração, bonecada, comida e bebida. Saboreei um chocolate quente que sabia de facto a chocolate. Mafalda Vasques e João Morgado Gomes optaram por beber Chá de Frutas.
Passeámos o dia inteiro.

À tarde
Almoçámos junto a Karlplatz - comi batata com salsicha e cebola, tudo misturado, não me recordo do nome - e fomos até ao sempre colorido Naschmarkt, onde a Mafalda comprou alguma fruta para a viagem. Depois passámos pela Wien Staatsoper, provámos fatias de bolos tradicionais ainda na Kärntner Straße, vimos o Danúbio e desfiz a imagem da Viena do Kommissar Rex. Não, não fomos à famosa Sacher e houve quem ficasse com um sabor amargo na boca.
Passei pelo palácio Hofburg, pela magnífica Rathaus, totalmente iluminada e com um belíssimo e colorido Weihnachtsmarkt na frente - onde provei e comprei bolachas austríacas -, pelo Parlamento, pelo MuseumsQuartier, pelo Museu de História Natural e Museu de História da Arte e terminámos enfiados numa loja Apple, já noite cerrada. Consultei, em 30 segundos, e-mail e Facebook.
Fomos até às lojas de souvenirs, não sem antes comprar chocolates, bâton de cieiro e águas. Comprei dois ímanes numa loja dentro de uma passagem abobadada do palácio Hofburg. Voltámos a Wien Meidling e regressámos a Budapeste num comboio com destino a Bucareste.

Não, não tive frio, eu raramente tenho frio.
Adorei o facto de me ter desenvencilhado quase sempre em alemão.
Wo liegt...? Wie lange...? Ich möchte zwei.... Vielen Dank! Bitte! Wie viel kostet es? Tschüss.

Vocabulário
Bahnhof - Estação [lê-se Bahn•hö•fe e não banhof]
Rathaus - Câmara Municipal
Staatsoper -Ópera
Straße - Rua
Weihnachtsmarkt - Mercado de Natal

Foto de uma vendedora no Weihnachtsmarkt junto à Wiener Rathaus.

Artigo corrigido às 15h10 do dia 09-02-2012: No artigo lia-se que Mafalda Vasques tinha consumido Glühwein em Viena. A enóloga optou por Chá de Frutas.

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , ,

1 Comentários:

Anonymous Mafalda Vasques disse...

Correcção: Mafalda Vasques não optou por Glühwein em Weihnachtsmarkt, mas sim por chá de frutas!

fevereiro 09, 2012 3:05 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial