domingo, 21 de fevereiro de 2010

Em Berlim, perdi o norte!

Wow, que cidade! Tudo funciona na perfeição: os autocarros on time, os s-bahn e u-bahn (metropolitanos) que nunca se atrasam, as pessoas que são educadas ainda que na sua frieza e antipatia...

Não é Londres, nem Madrid, muito menos Roma. Sente-se um murro no estômago... Alto lá, esta cidade não é para putos! Berlim fascina pelo que as outras cidades não são!

Apesar das mentes abertas, não é a capital cosmopolita que se espera. Berlim vive ainda fechada sobre os seus estigmas. Arrancar um sorriso àquela gente séria não é tarefa fácil. Há monumentos aos judeus por todo o lado. Destaco o Jüdisches Mahnmal. Colossal.
Respira-se cultura e liberdade. É um cidade que se tenta justificar. Assim como o país.
Transpor o Muro teve significado. É uma cidade moderna, que cresceu a um ritmo alucinante, tendo em conta que foi praticamente destruída durante a II Guerra Mundial. É obrigatório ver a Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, uma igreja cujos pilares sobreviveram aos bombardeamentos da última Grande Guerra. Está ali esburacada, mas imponente, grandiosa, assustadora, mas bela, perfeita, simétrica, ainda que assimétrica pelas marcas. É um testemunho. A Alemanha ensina-nos tantas coisas. Faz-nos pensar!

Não sou xenófobo, mas os turcos invadiram a Germânia... Uma grande fracção anda a pedir nas ruas. Fazem piqueniques no Tiergarten, o maior jardim da capital, mas deixam-no imundo, repleto de lixo. Não o limpam. Bramem a todos os turistas. Uma turca pediu-me dinheiro. A minha não resposta levou-a a passar-me uma rasteira. Desatou às gargalhadas. Respondi-lhe o melhor Ficken Sie sich da minha vida! E teve sorte, ainda a tratei por você.

Berlim, Psssssss!
Em Berlim, descontrolei-me. Os pontos cordiais escaparam-me. Sei lá onde é que estava o norte...!

Madrid Estou cansado e sem paciência. Amanhã ou depois melhoro este texto. Hoje voltei ao Prado e ontem de tarde fui ao Reina Sofia. Vi o Guernica, de Picasso. É enorme e muito mais bonito e perceptível ao vivo.

Etiquetas: , , , , ,

1 Comentários:

Blogger Raquel disse...

Gostei tanto do que escreveste, Berlim é assim mesmo.
Em relação aos turcos, fica feliz por não teres estado no meio de um círculo deles, a pedir dinheiro e a dizer que só precisavam de 2€ para fazer a festa!
Espero que esteja tudo bem em Madrid e que estejas a gostar :) Beijinhos

março 03, 2010 6:14 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial