terça-feira, 29 de maio de 2012

Salada mista

Conhecem aquele senhor que diz: não sei se chore, não sei se ria, não sei se fique, não sei se vá, não sei se fale, não sei se me cale e por aí fora?
Pronto, é mais ou menos isso.
Deixar o país que me acolheu durante três meses está mais perto do que nunca. É de sexta-feira a oito dias.

Feliz por voltar ao colo da mãe, à família, aos amigos, ao meu trabalho. Aos meus colegas e amigos. Feliz por ter gostado. Feliz por ter livrado a mente de mil preconceitos. Feliz por ter concretizado o sonho de viver na Alemanha.

Triste por tudo isto estar a acabar.
Triste por pensar que pode ficar tudo por aqui.
Triste por ter a certeza que o provável é nunca mais voltar a cruzar-me com algumas destas pessoas.

Aprendi, como aprenderia em Portugal. Aprender é o meu dia-a-dia.
Gostei das amizades que travei, gosto daquelas que vão ficar para sempre. Gostei da redação e do carinho com o qual fui recebido. Senti-me integrado desde o primeiro dia! Obrigado.

Gostei de praticar o meu Brasileirês e de quase ser bilingüe, né galera?!

A temperatura amena ajudou-me a pensar mais com o coração, menos com o fígado. Tudo custou menos. O cérebro deu menos voltas para atingir o ponto.
As alergias não apareceram, sabiam?
Este país é, de certa forma, o meu país. Fica cá parte de mim.
Gosto da língua. Difícil. É por isso que gosto dela.

Lisboa, aguarda o meu regresso! Portugal, estou a chegar. Apesar de tudo, acho que agora vou saber viver-vos com mais carinho, com outro encanto.

Acho que entretanto o meu discurso ficou incongruente. Quase de emigrante. Mas é assim que me sinto: impróprio, improporcional, incoerente, mas feliz e triste; triste, feliz.

Enfim, é como explica o título deste blogue: Cá e Lá.

Não sou cidadão do mundo? Bem, não quero começar com filosofias... Esta frase é tão cliché, tão lugar comum e tão vaga e vulgar ao mesmo tempo que nem me apetecia reescrevê-la aqui. No fundo, só queria explicar que quero voltar e regressar aos meus pontos de partida sempre que quiser. Quando me apetecer.

Vou estar lá, com um pé cá, outro lá, com o pensamento lá e cá. Mas lá. Ou cá.
Pronto, vá, é hora de dormir e depois disto, como diria o meu irmão mais novo, "O teu cérebro 'tá a fritar!"

P.S. Artur, acabas de chegar à família. Bem-vindo! Vais ser, com certeza, bem tratado por todos. Sê feliz, estamos todos cá para isso. 

2 Comentários:

Blogger AEfetivamente disse...

Muito obrigada pela tua visita LÁ e pelas tuas palavras, ontem já CÁ havia estado também. Espero que as experiências como esta que levas só te façam crescer e enriquecer mais e mais... sempre. Boa viagem. Boas viagens... pois o viajante é o mais sábio.

maio 30, 2012 12:58 da tarde  
Anonymous Carlota Vasques disse...

http://www.youtube.com/watch?v=P3GLodvBvv0

Sempre que me ouvires cantar isto é porque me estarei a lembrar de ti! :)

junho 05, 2012 2:53 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial