quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

+34 622816318

É este o meu número espanhol. Mas mantenho o português.

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Aulas & Sobreposições

Bom dia,

Estou arreliado. Tenho disciplinas sobrepostas e sou obrigado a optar por umas e prescindir de outras.
O problema é que todas elas são interessantes.
(...)
Bem, vou para as aulas. Hoje começam às 13h e terminam às 18h, sem interrupções.
Aqui fica uma fotografia da minha faculdade (con nieve).

Etiquetas: , ,

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Em Berlim, perdi o norte!

Wow, que cidade! Tudo funciona na perfeição: os autocarros on time, os s-bahn e u-bahn (metropolitanos) que nunca se atrasam, as pessoas que são educadas ainda que na sua frieza e antipatia...

Não é Londres, nem Madrid, muito menos Roma. Sente-se um murro no estômago... Alto lá, esta cidade não é para putos! Berlim fascina pelo que as outras cidades não são!

Apesar das mentes abertas, não é a capital cosmopolita que se espera. Berlim vive ainda fechada sobre os seus estigmas. Arrancar um sorriso àquela gente séria não é tarefa fácil. Há monumentos aos judeus por todo o lado. Destaco o Jüdisches Mahnmal. Colossal.
Respira-se cultura e liberdade. É um cidade que se tenta justificar. Assim como o país.
Transpor o Muro teve significado. É uma cidade moderna, que cresceu a um ritmo alucinante, tendo em conta que foi praticamente destruída durante a II Guerra Mundial. É obrigatório ver a Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, uma igreja cujos pilares sobreviveram aos bombardeamentos da última Grande Guerra. Está ali esburacada, mas imponente, grandiosa, assustadora, mas bela, perfeita, simétrica, ainda que assimétrica pelas marcas. É um testemunho. A Alemanha ensina-nos tantas coisas. Faz-nos pensar!

Não sou xenófobo, mas os turcos invadiram a Germânia... Uma grande fracção anda a pedir nas ruas. Fazem piqueniques no Tiergarten, o maior jardim da capital, mas deixam-no imundo, repleto de lixo. Não o limpam. Bramem a todos os turistas. Uma turca pediu-me dinheiro. A minha não resposta levou-a a passar-me uma rasteira. Desatou às gargalhadas. Respondi-lhe o melhor Ficken Sie sich da minha vida! E teve sorte, ainda a tratei por você.

Berlim, Psssssss!
Em Berlim, descontrolei-me. Os pontos cordiais escaparam-me. Sei lá onde é que estava o norte...!

Madrid Estou cansado e sem paciência. Amanhã ou depois melhoro este texto. Hoje voltei ao Prado e ontem de tarde fui ao Reina Sofia. Vi o Guernica, de Picasso. É enorme e muito mais bonito e perceptível ao vivo.

Etiquetas: , , , , ,

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Está a nevar em Madrid!



Nieva en Madrid!
Adiós, que me tengo que ir a facultad.

Hasta luego.

Etiquetas: , ,

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Até aqui não me largas?

É verdade, ela persegue-me!

Etiquetas: , , , , ,

Tudo a um euro!




Algures perto de Atocha, aos domingos, há uma pequena feira onde quase tudo custa um euro!

Sapatos usados, comandos estragados e bocados de fita métrica são só alguns exemplos! Aqui, até se vende chocolate e pensos higiénicos.

Etiquetas: , , ,

Museo del Prado: Piso 1















Há duas semanas visitei o rés-do-chão. Hoje, o primeiro piso. Falta-me o segundo. Quem quer poupar faz assim... É que aos domingos a partir das 17 horas a entrada é gratuita. Como não há tempo para ver tudo, vai-se vendo aos poucos.

Rubens, Goya, Caravaggio, José de Ribera, Velasquez, A. Van Dyck, Murillo, El Greco são apenas alguns dos artistas que podem ser visitados no Prado.

Não é o meu museu preferido em Madrid, mas de facto tem um determinado significado para os portugueses. Pelo menos, para mim tem. A verdade é que D. Isabel de Bragança, filha de D. João VI, rei de Portugal, e de D. Carlota Joaquina de Borbón, Infanta de Espanha, foi a maior impulsionadora da existência do Prado tal como hoje o conhecemos. Assim, ao lado do rei Fernando VII de Espanha, Maria Isabel de Bragança foi a grande fundadora do Museo del Prado.

Depois, há-de vir o Thyssen-Bornemisza.

Etiquetas: , , , , , , ,

Carnaval en Madrid, España

Aqui ficam algumas fotografias e vídeos do Carnaval Madrileno que começou na Plaza de España, percorreu a Gran Vía e terminou na Plaza Cibeles.












No fim, o inevitável! Há que limpar.






Etiquetas: , , , ,

sábado, 13 de fevereiro de 2010

El Carnaval tomará hoy la Gran Vía a las 19 horas!

E o Nuninho não o vai perder!
Hala Madrid!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

?

Às vezes penso se vale, de facto, tudo isto a pena. Abdiquei de acabar o curso em Junho para vir estudar para Madrid. Queria fazer mais umas disciplinas. Candidatei-me, pedi todas as autorizações e consegui. Mas as coisas não correram como previsto.

Não há dia em que não pense nos próximos 3 meses. Acho que não vão ser de erasmus...
Quem me conhece, sabe que sofro por antecipação. Sempre foi assim e sempre será assim. Há coisas que não mudam.

Mas estou bem e feliz.

Etiquetas: ,

Beirut, Lebanon


Porque lembrei-me deste calorzinho e deste mergulho em Beirut.

Etiquetas: ,

Rotina

É engraçado como também aqui tenho uma rotina já bem enraizada. Tenho aulas às 10h (curso de espanhol), levanto-me às 8h. Tomo banho, visto-me, como o pequeno-almoço, lavo os dentes e saio. Normalmente estão uns 3 graus negativos. Muito suportável! No Porto ou em Aveiro, 3º positivos deixam-me um bocado louco.

Corro (devagarinho...) até ao metro - Estação Delícias. Há sempre gente a ler: um livro em inglês ou em castelhano, um jornal, os apontamentos para os testes ou exames...

Saio em Ciudad Universitária depois de trocar de metro em Moncloa. Gosto de Moncloa. É uma boa zona para viver.

Mais 15 minutos e estou na Faculdade de Filologia. Esperam-me 4 horas de espanhol com sotaque ora argentino, ora madrileno.
Temos uma pausa de quinze minutos por volta das 12h. Como duas tangerinas ou uma maçã. Ou uma maçã e uma tangerina.

Quando acabam as aulas, se não almoço na cafetaria da Facultad de Ciencias de la Información, como qualquer coisa em casa. Durante a tarde, tenho feito pouco. Mas vou mudar de rotina. Estou farto.

(Os museus só são gratuitos ao sábado e ao domingo a partir das 18h30!)

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Calle del Comandante Benítez | Número 1 - 6º Iz. | 28045 - Madrid, Espanha


































































Aqui vão algumas fotos do meu quarto, cozinha, sala e quarto da Ana! (tiradas há 3 minutos)
As de Fiesta virão depois!
Ah, se me quiserem escrever para a morada supracitada, não se esqueçam de aplicar SAR Don antes do meu nome. Caso contrário, não chega ao destino!

Etiquetas: ,

Hola, Madrid!


Hola, llegué!

Estou em Madrid há duas semanas. Primeiro num hostel, agora no apartamento que arrendei na zona de Delícias, perto de Atocha. Está tudo óptimo.

Apesar da bolha de poluição em que está mergulhada, esta capital europeia é quase perfeita. Tal como muita gente diz, só lhe falta a praia. Mas há muitas piscinas! Por falar nisso, ainda não comecei a nadar...

Fiz o exame de espanhol e fui colocado no nível C1.4 do curso de castelhano - um nível avançado, só ultrapassado pelo C2. Para quem nunca estudou espanhol, valeu-lhe o portunhol!

O meu apartamento está fixe. Pequeno, mas chega-me! Quem cá vive é que não é muito limpo. Já passei algumas horas a esfregar a cozinha, quartos de banho... (Conseguem imaginar? Não é uma boa imagem, de todo!)

Na próxima semana, voo até Berlim, para visitar a cidade e não só... Depois vêm as fotos!
Por incrível que pareça, desde que cheguei, ainda não tirei uma única fotografia. Parece impossível, mas é verdade!

Estou a gostar de tudo isto. Os madrileños são bastante educados, arte não falta, a universidade é uma das melhores. Finalmente sinto que estou a viver numa cidade Europeia. Vá, estou a ser injusto. Os três anos que vivi no Porto também me propiciaram grandes momentos culturais.

Por Madrid, já visitei o Prado, Almudena + Palácio, Gran Vía, Sol, Plaza Mayor, Passeo de Castellana, Plaza Cibeles, Plaza de España e falta-me tudo o resto. Mas uma coisa de cada vez! Tenho, urgentemente, de ir ao Thyssen-Bornemisza e ao Reina Sofía.

Ah, o jantar de boas-vindas dos Borbones estava delicioso. Obrigado, tios!

Etiquetas: , , , , , , , , ,